Blog

By Wendy Verdaasdonk
Share:

Novo ano, novos hábitos: Mindfulness na sala de aula

Crianças e mindfulness

O tópico pode soar um tanto pesado para discussão em sala de aula, mas mindfulness é algo que pode ser trabalhado facilmente através de pequenas tarefas. Um breve exercício de respiração de 2 minutos ou uma breve atividade física com duração de 10 minutos pode fazer uma grande diferença no agitado ambiente cotidiano.

As evidências mostram que o mindfulness é particularmente benéfico para crianças com necessidade especiais, mas os benefícios são aplicáveis para todas as crianças de uma forma geral. Em 2021, nós trabalharemos para integrar mindfulness na plataforma Mangahigh. Leia os nossos blogs nos próximos meses para saber mais sobre o andamento desse projeto. Enquanto isso, nós pedimos aos nossos designers de conteúdo algumas dicas que educadores já poderão começar a utilizar imediatamente na sala de aula virtual ou física.

Gratidão diária

Muitas vezes, tudo que precisamos para nos sentirmos calmos e felizes é sermos lembrados de todas as coisas boas que estão acontecendo à nossa volta e que muitas vezes não levamos em consideração. Uma excelente forma de lembrarmos disso e contextualizar o que acontece no nosso entorno é estimular os alunos a dedicar alguns minutos por dia para expressar, através da escrita ou desenho para as crianças mais novas, sua gratidão e felicidade. Essa expressão pode ser por qualquer coisa, desde as coisas mais simples e puras até às maiores conquistas, ou mesmo um gesto de gentileza para com um colega de sala. Ao final da semana, você poderá encorajar e pedir para que seus alunos compartilhem algo que tenham escrito ou desenhado durante a semana, enfatizando que essa é uma oportunidade para que reflitam sobre os acontecimentos da semana pelos quais desejam expressar gratidão.

Mindfulness image

Contando inalações e exalações

A apreciação de algo tão simples como contar suas inalações e exalações, poderá promover momentos de relaxamento em poucos minutos. Com este exercício de respiração, compartilhado por Edson Brandão no YouTube ajudará, você e seus alunos a visualizarem a respiração e os levará a um estado de relaxamento e contemplação. Sigam esse exercício por 3 minutos sempre que perceber que os alunos estão cansados ou inquietos.

Intervalos para movimentação

Permanecer sentado por longos períodos não é para todos e é comum acharmos que perdemos a concentração quanto temos de sentar por longos períodos de tempo sem nos movimentarmos. Uma sugestão para um mini-intervalo durante a aula que você poderá adotar é fazer alguns exercícios de movimentação simples para ajudar na circulação sanguínea e propiciar alguns momentos de distração antes da próxima etapa da aula. Dessa forma, seus alunos (e você também) poderão recarregar as baterias antes de dar continuidade ao resto da aula. Escolha aqui alguns movimentos que você poderá utilizar na sala de aula ou mesmo remotamente com os seus alunos.

Affirmation image

Mensagens motivacionais

Para incluir mindfulness durante a sua aula e dia, você poderá exibir frases afirmativas na sua sala de aula virtual ou física. Essas frases afirmativas podem ser fixadas ou penduradas na sala de aula para que todos possam ver, ou compartilhados em momentos diferentes na sua sala de aula virtual. Frases afirmativas como “Os desafios me fazem crescer” ou sinais visuais para parar e respirar por alguns segundos podem induzir a um estado de mindfulness para os seus alunos que poderá ser utilizado sempre que necessário. Aqui você encontrará mais mensagens motivacionais para os seus alunos.

Esperamos que essas dicas tenham lhe sido úteis!

Adoraríamos receber o seu feedback sobre o que você pensa sobre mindfulness na sala de aula e sobre quais práticas você já adotou. Nos mande a sua contribuição através do link abaixo para que possamos compartilhar com a nossa comunidade escolar!

MINHAS DICAS DE MINDFULNESS

Contate-nos pelo Facebook, Twitter ou Instagram.

By Wendy Verdaasdonk
Share: