Blog

By Paul Carter
Share:

Novo conteúdos matemáticos para alunos dos 5 aos 7 anos de idade

Na sede da Mangahigh em Londres, as equipes de produto e design trabalharam muito nos últimos meses para criar essa nova série de conteúdos matemáticos. Esse trabalho teve início com uma revisão geral dos games mais populares do nosso portfólio, dando-lhes uma nova roupagem. A seguir, focamos as nossas atenções nos quizzes Prodigi e o resultado desse esforço pode ser visto nas mais de 200 atividades lançadas em 2020. As novas atividades apresentam um novo visual e uma dinâmica de interação totalmente diferente, incluindo interações através de correspondência, ordenação, inserção numérica, etc.

À medida que avançamos com o projeto e atendendo aos pedidos de muitos dos nossos usuários e clientes, decidimos direcionar os nossos esforços para os alunos mais jovens. Estas jovens estrelas da matemática do futuro interagem com dispositivos digitais de maneira única e tornou-se necessário customizar a interface da Mangahigh para facilitar o acesso e engajamento desses alunos e assim promover sua aprendizagem significativa. E foi assim que nasceu ProdigiJR: conteúdos e interface próprios para crianças dos 5 aos 7 anos de idade.

ProdigiJR representa a fronteira em tecnologia educacional, reunindo os mais recentes avanços em filosofia educacional, design e tecnologia centrados no usuário (UX). Mas o que tudo isso quer dizer para os educadores?

Justificativa educacional

  • Representações variadas de conceitos matemáticos promovem a aprendizagem significativa. Utilizando a abordagem CPAP (Concreto, Pictórico, Abstrato, Problemática), nós expomos os alunos a problemas semelhantes em diferentes formatos, estimulando uma maior compreensão através de exercícios de repetição e aprofundamento conceitual.

  • Esta metodologia é parte integral de programas de matemática de sucesso em países que se destacam no ensino da matemática, incluindo Cingapura. Os quatro estágios dessa abordagem são usados lateralmente, (no sequenciamento das nossas questões) e também verticalmente (na estruturação curricular).

  • Nós criamos elementos digitais manipulativos especiais para as novas atividades com o propósito de simular a utilização de objetos concretos de aprendizagem do mundo real comuns em salas de aula em todo o mundo. Esses recursos favorecem a abordagem construtivista, colocando o aluno no centro do seu próprio aprendizado.

  • Na Mangahigh, nós defendemos uma abordagem holística para a educação e hoje anunciamos a inclusão de encorajamentos discretos utilizando a psicologia positiva nas novas atividades ProdigiJR. Potenciando mensagens intersticiais intercaladas dentro das atividades com o propósito de promover a mentalidade de crescimento, ou growth mindset, para criar resiliência e melhorar o bem-estar dos alunos mais jovens.

UX

  • Consideração quanto à acessibilidade em produtos digitais hoje é um aspecto visto por muitos como fundamental ao invés de um mero diferencial e isso é o que a Mangahigh está buscando oferecer. As tecnologias utilizadas para criar as novas atividades ProdigiJR facilitam o acesso de crianças, independentemente de suas idades e habilidades e tudo isso integrado na própria plataforma. Um exemplo claro disso é a redução significativa de texto nas atividades para facilitar o acesso e utilização por crianças que ainda não atingiram níveis plenos de alfabetização e letramento, assim reduzindo, também a carga cognitiva. A inserção de respostas utilizando o teclado alfanumérico não é mais uma necessidade para nenhum dos formatos de respostas que utilizamos nos nossos conteúdos. Todas os formatos de inserção de respostas agora são controlados agora com toque de tela ou movimento do mouse e a navegação com o teclado agora é possível, também.

  • Uma interface mais limpa e simples reduz drasticamente a quantidade de informações visuais desnecessárias e uma nova gama de elementos gráficos e temas oferece uma experiência cativante e engajadora para as crianças.

Aspectos técnicos

  • A utilização de ferramentas autorais avançadas para a criação de atividades nos permite não apenas criar, mas também editar os novos conteúdos ProdigiJR muito mais rapidamente. Múltiplas atividades agora podem ser criadas para abordar os mesmos tópicos de maneiras diferentes, garantindo ampla cobertura curricular com conteúdos ricos em detalhes e variados para qualquer currículo. Beneficiando-se das melhorias implementadas nas ferramentas de análise diagnóstica, os professores têm acesso a uma riqueza de dados e insights com base nos quais decisões pedagógicas pontuais acertadas poderão ser tomadas em relação a um aluno ou para uma turma inteira.

  • Para que você possa localizar os novos conteúdos facilmente, nós criamos uma pasta chamada ProdigiJR que foi inserida no topo da estrutura do currículo na área Proponha da plataforma, onde foram colocadas as novas atividades e onde serão colocadas as atividades que continuaremos lançando nos próximos meses. Clique aqui para conhecer e avaliar algumas das novas atividades.

​Espero que goste dos novos conteúdos! ​

​Paul Carter

Diretor de Conteúdo

Mangahigh

By Paul Carter
Share: